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  • Giovanna Carranza
  • PROPAGANDA E PROMOÇÃO

    13/03/2012

    Propaganda ?  Conceitos

     

    1.           Apresentação de venda impessoal, estabelecida em nível predeterminado, visando a um público dentro de um período especificado de tempo, e paga por um patrocinador identificável.

     

    2.          Qualquer forma paga de apresentação impessoal de ideias, produtos ou serviços efetuada por um patrocinador identificado.

     

    Propaganda Comparativa

    Propaganda que procura estabelecer a superioridade de uma marca através da comparação específica com uma ou mais marcas de uma classe de produtos.

     

    Propaganda Cooperativa

    Sistema em que os custos da propaganda de certos artigos são partilhados entre os fabricantes e os varejistas.

     

    Propaganda Cooperativa Horizontal

    Propaganda cujo custo é partilhado por um grupo de mercadizadores do mesmo nível no canal de distribuição.

     

    Propaganda Cooperativa Vertical

    Propaganda em que o custo é partilhado por um grupo de mercadizadores em diferentes níveis no canal de distribuição.

     

    Propaganda Corretiva

    Propaganda, como a exigida nos EUA pela Comissão Federal de Comércio, que corrige propaganda enganosa anterior.

     

    Propaganda de Lembrança

    Propaganda utilizada para que os consumidores mantenham o produto em mente.

     

    Propaganda de Produto

    Propaganda cujo único propósito é vender o produto.

     

    Propaganda Informativa

    Propaganda utilizada para informar os consumidores sobre um novo produto ou aspecto e para criar demanda primária.

     

    Propaganda Institucional

    Propaganda com o propósito de promover um conceito ou a imagem de uma empresa.

     

    Promoção - Conceitos

     

    1. Tarefa de informar, persuadir e influenciar os indivíduos na escolha de certo produto ou serviço.

     

    2.  Um dos quatro P's da classificação do composto mercadológico de McCarthy.

     

    Promoção de Vendas

    Incentivos de curto prazo para encorajar a compra ou venda de um produto ou serviço.

     

    Promoção para clientes

    Promoção de vendas projetada para estimular o consumidor a comprar; inclui amostra grátis, cupons, descontos, reduções de preços, prémios, presentes de patrocinadores, displays, brindes e concursos.

     

    Promoção para força de vendas

     

    Promoção de vendas projetadas para motivar a força de vendas a tornar os esforços de venda mais efetivos; indui bónus. competições e sorteios.

     

    Propaganda e Promoção de Vendas

    A propaganda tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando sua decisão de compra.

    É através da repetição de um conceito que ele se infunde e difunde, fazendo variar a opinião do mercado, mas é preciso existir persistência para que ela se mantenha.

    Um fator preponderante é a seleção adequada dos veículos de divulgação do esforço promocional.

    Árdua e delicada é a decisão entre jornais, revistas, rádios, canais de televisão, cinemas, mala-direta, outdoor, etc.

    Nos tempos atuais, de notório amadurecimento dos avanços tecnológicos nos meios de comunicação (obtidos através de maciços investimentos em pesquisas nas duas últimas décadas), além da tv aberta e das rádios, contamos com a tv por satélite, a tv a cabo e suas dezenas ou centenas de canais, os jornais cada vez mais atualizados no seu formato e apresentação, as revistas com novos e dinâmicos formatos, o acesso a informações via internet e muitos outros por vir ainda.

    E, através desta multiplicidade infindável de veículos, somos maciçamente influenciados pelo marketing em nosso cotidiano, como já anunciara Marcos Cobra:

    "Desde que acordamos até o momento em que dormimos, todas as nossas ações são permeadas pelo marketing."

    "O consumo do sabonete na higiene pessoal, ao lado da pasta dental, ou mesmo do papel higiénico, é influenciado por alguma promoção no ponto de venda ou por um comercial na televisão."

    "A lâmina de barbear, o creme de barbear, a loção pós-barba e o desodorante têm seu uso estimulado por algum apelo persuasivo.'

    "A manteiga ou a margarina, o café solúvel ou o de coador, o leite, tudo passa pela sedução de compra de algum elemento de marketing."


    Boa sorte e bons estudos a todos!!!

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