Página Inicial > Artigos > Brunno Lima

» Artigos

  • Compartilhe 
  • Brunno Lima
  • Curso de "Matemática Financeira em Exercícios" para o Banco do Brasil e ICMS-SP? Aqui no Eu Vou Passar tem!!!!!!!

    25/10/2012
    Olá pessoal!

    Começaram a ser disponibilizadas no dia 13/10/2012 as aulas do "Curso de Matemática Financeira em Exercícios - FCC" que gravei aqui para o Eu Vou Passar.

    Os alunos que irão tentar o concurso do ICMS-SP podem se preparar para assistir todas as 63 aulas desse curso. Se tivermos alguma mudança no edital que será lançado em breve, escreverei um artigo para vocês indicando as alterações.

    E para os que irão tentar o concurso do Banco do Brasil, esse curso caiu como uma luva, pois contempla todo o edital e traz muitas questões recentes da FCC (organizadora desse certame).

    Como sempre faço nos meus cursos de exercícios aqui do EuVouPassar, comecei todos os módulos com uma revisão e na sequência foram resolvidas questões referentes aos assuntos apresentados em cada módulo. É importante reforçar isso, pois muitos alunos ainda não conhecem a parte teórica e/ou alguns conceitos da Matemática Financeira. Com essas revisões tentei ajudar também esse tipo de aluno.

    Portanto, agora é hora de cair matando nesses exercícios, pegar o jeito das questões dessa banca e gabaritar a prova (ou, pelo menos, ficar muito próximo disso, podem acreditar!).

    Vale lembrar que o edital foi divulgado na última sexta-feira (19/10/2012) e referente à Matemática Financeira temos os seguintes tópicos:

    "Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Planos ou Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Taxas de Retorno".

     Vamos então ao querido e tradicional "Mapa da Mina"?!

     Vocês irão perceber que em alguns tópicos dei algumas sugestões. E por que isso?

     Bem, como diz o ditado: "quem avisa amigo é". De tanto apanhar com algumas bancas já aprendi que nem sempre o que está no edital é o que elas cobram realmente. Muitas vezes vemos que algumas questões não são anuladas com a desculpa de que determinado assunto estava implícito em outro. Isso é extremamente desagradável, mas acontece e é por isso, que prefiro pecar por excesso. Ao ler os tópicos abaixo vocês entenderão melhor o que estou querendo dizer:

    Juros simples e compostos: capitalização

    Onde encontrar? Módulo I - Assistir todas as aulas

    Sugestão: não deixe de assistir também às aulas do Módulo VII em que eu fiz uma revisão sobre os assuntos "Convenção Linear e Convenção Exponencial". Na sequência, acompanhe a resolução dos exercícios 01, 02, 03 e 07. Não é necessário assistir às aulas em que apresentei as resoluções das questões que tratam do assunto "Capitalização Contínua".

     Juros simples e compostos: descontos

    Onde encontrar? Módulo III - Assistir todas as aulas

    Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento.

     Onde encontrar? Módulo II - Assistir todas as aulas

     Planos ou Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos.

    Onde encontrar? Módulo VI - Assistir todas as aulas

    Sugestão: Para o bom entendimento do Sistema de Amortização Francês acho interessante que você entenda um pouquinho sobre Fluxos de Rendas Uniformes. Esse assunto foi visto no Módulo V, mas, pelo menos oficialmente, não aparece no edital. Se quiser dar uma olhada para não correr riscos, assista às aulas em que eu fiz as "Revisões de Conteúdos" e depois resolva algumas questões desse módulo, mesmo que não sejam todas.

    Taxas de Retorno.

    Onde encontrar? Módulo IV - Teoricamente não é necessário assistir todas as aulas, pois as questões que tratam do assunto "Taxa de Retorno" são as de números: 04, 05, 14, 18 e 19.

    SugestãoAssista às aulas em que eu fiz a "Revisão de Conteúdos" e na sequência resolva apenas as questões que destaquei anteriormente. Se estiver tranquilo com o conteúdo (e com o tempo), resolva as demais questões, pois tratam de assuntos tais como equivalências, valor presente líquido, taxa mínima de atratividade, entre outros, que, oficialmente não apareceram no edital, mas que podem ser cobrados, caso os examinadores estejam de mal com a vida rsrsr

    AGORA MUITA ATENÇÃO PESSOAL! COMO ESSE CURSO FOI GRAVADO A POUCO MENOS DE UM MÊS, NEM TODAS AS AULAS ESTÃO DISPONÍVEIS AINDA. PARA SER MAIS PRECISO, HOJE (25/10/2012) ENTRARAM NO SITE MAIS DUAS AULAS DO MÓDULO II (FORAM GRAVADOS 7 MÓDULOS). PORTANTO, FIQUEM ATENTOS AO CALENDÁRIO DAS AULAS AQUI DO "EU VOU PASSAR" PARA NÃO SE PERDEREM, BLZ?

     Bem, fico por aqui hoje e desejo a todos vocês muito sucesso nas provas do ICMS-SP e do Banco do Brasil!!!

     Abração!!!

     Brunno Lima

     www.facebook.com.br/brunno.lima.144

     brunnolima@euvoupassar.com.br

    • Compartilhe 


    Eu Vou Passar® - Copyright 2010. Todos os direitos reservados.

    Eu Vou Passar Comércio de Livros e Materiais Didáticos e Serviços Educacionais Ltda
    Av. Lins Petit, 320 - Salas 403/404 - Boa Vista - Recife - PE - CEP 50.070-230
    CNPJ: 11.292.078/0001-43