Página Inicial > Artigos > Fabiano Sales

» Artigos

  • Compartilhe 
  • Fabiano Sales
  • Redação Oficial: "Pegadinha" do CESPE

    13/05/2013

    Olá, alunos do EuVouPassar!

     

    Analisando provas recentemente elaboradas pelo CESPE/UnB, tenho identificado que a tendência da banca é mesclar a literalidade das prescrições contidas no Manual de Redação da Presidência da República com a aplicabilidade das normas ao caso concreto.

      

    Aspecto recente ocorreu no concurso para a TELEBRAS/2013, na prova de nível superior. Vejam:

     

    (CESPE/UnB-2013/TELEBRAS) Com base no Manual de Redação da Presidência da República, no que se refere ao formato e à linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem.

     

    11. Nas comunicações oficiais dirigidas ao presidente da República, o fecho adequado é a expressão Respeitosamente, qualquer que seja o remetente.

     

    Comentário: Inicialmente, vamos rever o que prescreve o Manual de Redação da Presidência da República. De acordo com o citado manual, o fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

     

    a) para autoridades superioresinclusive o Presidente da República:

                                   Respeitosamente,

     

    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

                                   Atenciosamente,

     

    Ao afirmar que Respeitosamente é o fecho adequado em expedientes dirigidos ao Presidente da República, o examinador está correto. Então, onde está a pegadinha do CESPE ? 

     

    O erro do item está no trecho qualquer que seja o remetente. E por que isso? Porque, caso a comunicação oficial seja remetida ao Presidente da República pelos chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário, por exemplo, o fecho adequado será Atenciosamente.

     

    De acordo com a justificativa da banca, os chefes do poder judiciário e legislativo são de mesma hierarquia que o presidente da República. Logo, o fecho adequado em expedientes enviados por um chefe de poder ao Presidente da República é Atenciosamente.

     

    Portanto, o item está errado!

     

    Fiquem atentos!

    Bons estudos e grande abraço!

    Fabiano Sales.

    fabianosales@euvoupassar.com.br

     

     

    • Compartilhe 


    Eu Vou Passar® - Copyright 2010. Todos os direitos reservados.

    Eu Vou Passar Comércio de Livros e Materiais Didáticos e Serviços Educacionais Ltda
    Av. Lins Petit, 320 - Salas 403/404 - Boa Vista - Recife - PE - CEP 50.070-230
    CNPJ: 11.292.078/0001-43