Página Inicial > Artigos > Paulo Henrique

» Artigos

  • Compartilhe 
  • Paulo Henrique
  • Os concursos do momento: EBSERH

    08/01/2014

    Olá, meu povo!

    A cada dia, recebo mais e mais e-mails de alunos que estão se preparando para os concursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Para quem não sabe, a EBSERH, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, é a responsável pela gestão dos hospitais vinculados às universidades federais.

    E todo dia está pipocando edital para os hospitais universitários. Os hospitais universitários vinculado às Universidades Federais de Sergipe e do Rio Grande do Norte, o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-UFAM) e o Hospital Universitário Júlio Müller vinculado à Universidade Federal do Mato Grosso (HUJM-UFMT) lançaram seus editais em dezembro, e tem muito mais gente vindo por aí...

    E como eles são bastante inteligentes, bancas como IADES, IBFC, ESPP e AOCP têm cobrado em seus conteúdos programáticos a M A R A V I L H O S A disciplina de Raciocínio Lógico. Na maioria dos casos, esse é o conteúdo:

    Raciocínio Lógico e Matemático

    1 Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). 2 Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.


    Precisamos separá-lo em 3 partes:

    1. Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens => partezinha tranquila de matemática! Assuntos básicos com questões que, tradicionalmente, não exigem demais do candidato.

    O que estudar: O EuVouPassar tem 2 cursos bem completos à disposição de vocês: profs. Pacífico e Thiago Pacífico (sim, são 2: pai e filho!). Podem ter certeza que, por onde forem, estarão muuuuito bem servidos...

    2. Resolução de problemas envolvendo sequências (com números, com figuras, de palavras) => aqui é Raciocínio Lógico, puro e simples! O negócio aqui é botar o cocuruto para pensar!

    O que estudar: Vocês têm pelo menos 3 cursos com Módulos sobre o assunto, todos meus:

    - Raciocínio Lógico Completo (Concluído) - Módulo I (esse curso é de 2010, tem questões mais antigas)

    - Curso Completo de Raciocínio Lógico (em andamento) - Módulo I (traz questões mais recentes)

    - Curso de Raciocínio Lógico para o ICMS/SP (Concluído) - Módulo II (banca FCC)

    Em todos eles, vocês verão apenas uma parte. Antes de começar, baixem os PDFs das aulas e vejam a parte específica de sequências, ok?

    3. Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. => aqui entram principalmente os Conceitos Iniciais de Lógica. Com um detalhe: quando ele coloca ' argumentos válidos', pode abranger tanto a parte de Estruturas Lógicas, Diagramas Lógicos e Lógica de Argumentação. E pode? Vejam a aula 109 do Raciocínio Lógico Completo (Concluído) que você irão entender do que estou estou falando!

    O que estudar: Curso Completo de Raciocínio Lógico (em andamento) - Módulo II. Da parte de Argumentos, Módulo V (se sentir dificuldades, Módulos III e IV) do Raciocínio Lógico Completo (Concluído)


    Querem ver como foram cobrados os assuntos???

    Uma longa avenida é formada por trechos construídos ou quarteirões de 100 m de comprimento cada, intercalados por ruas transversais de 8 m de largura. Considere que ela começa com um quarteirão que será denominado 1, sendo os seguintes 2, 3, 4 etc. Uma casa dessa avenida, a 2.572 m do início dela, fica no quarteirão construído de número

    (A) 21.

    (B) 22.

    (C) 23.

    (D) 24.

    (E) 25.


    Questão de sequências. Traduzindo a questão, teremos uma sequência repetida de 108 m, 100 do tamanho do quarteirão e 8, da rua. Visualizando:

    100 - 8 - 100 - 8 - 100 - 8 ...

    Assim, a cada 108 metros, a sequência se repete! Daí, devemos dividir a distância dada pela questão por 108, ok?

    => 2572 / 108 = 23 com resto 43

    Conclusão: com os 2572 m, passamos 23 quarteirões completos e devemos parar no 43º metro do 24º quarteirão.

    Gabarito: letra D.


    Considere que 48% dos produtos de uma drogaria são de perfumaria e, desses, 25% são para uso infantil. A porcentagem de produtos de perfumaria infantil, na drogaria, é igual a

    (A) 0,12.

    (B) 0,54.

    (C) 1,92.

    (D) 12.

    (E) 23.


    Tranquilidade na porcentagem, meu povo! Precisamos encontrar 25% dos produtos de perfumaria. Como eles são 48% de todos os produtos, precisamos:

    Porcentagem = 25% de 48% dos produtos da drogaria

    = 25/100 . 48/100 =

    = 1/4 . 48/100 =

    = 12/100 = 12%

    Gabarito: letra D.


    Se o valor lógico de uma proposição p é verdadeiro e o valor lógico de uma proposição q é falso então o valor lógico da proposição composta [(p -> q) v ~p ] ^ ~q é:

    (A) Falso e verdadeiro

    (B) Verdadeiro

    (C) Falso

    (D) Inconclusivo


    Nem vou comentar sobre as alternativas A e D, meu povo! Vou fingir que nem vi...

    Bom, p = V e q = F. Vamos substituir:

    [(V -> F) v ~V ] ^ ~F

    => V -> F = F

    = [F v F ] ^ V

    => F v F = F

    = F ^ V = F

    Gabarito: letra C.


    Seja a proposição p: Maria é estagiária e a proposição q: Marcos é estudante. A negação da frase "Maria é estagiária ou Marcos é estudante" é equivalente a:

    (A) Maria não é estagiária ou Marcos não é estudante.

    (B) Se Maria não é estagiária, então Marcos não é estudante.

    (C) Maria não é estagiária, se e somente se, Marcos não é estudante.

    (D) Maria não é estagiária e Marcos não é estudante.


    Negação de proposições. Mas especificamente, a negação do OU. Temos:

    p: Maria é estagiária

    q: Marcos é estudante

    A negação da frase "Maria é estagiária ou Marcos é estudante" = ~(p v q)


    Devemos:

    - negar a 1ª proposição

    - negar a 1ª proposição

    - trocar o OU pelo E


    Fica:

    ~(p v q) = ~p ^ ~q

    "Maria NÃO é estagiária E Marcos NÃO é estudante"

    Gabarito: letra D.


    Se os números 2,4,4,6,5,4,4,..., estão ordenados numa sequencia lógica, então o próximo número dessa sequencia deve ser:

    (A) 3

    (B) 4

    (C) 5

    (D) 6


    Esse 'Ser Mau' deve ter sérios problemas psicológicos! O cara foi buscar um senhora sequência! Vejam, a partir da sequência 1, 2, 3, 4, 5, 6... tiramos as seguintes conclusões:

    1 = UM (quantidade de letras = 2)

    2 = DOIS (quantidade de letras = 4)

    3 = TRÊS (quantidade de letras = 4)

    4 = QUATRO (quantidade de letras = 6)

    5 = CINCO (quantidade de letras = 5)

    6 = SEIS (quantidade de letras = 4)

    7 = SETE (quantidade de letras = 4)


    Ou seja, o 'Ser Mau' pegou os números, contou a quantidade de letras de cada um deles e colocou em uma sequência! Peeeeense num roupinol doido esse...


    O próximo será o 8 (OITO), que tem 4 letras!

    Gabarito: letra B.


    Bom estudo a todos!


    ------------------------------


    Beijo no papai e na mamãe,


    PH

    ph@euvoupassar.com.br

    https://www.facebook.com/paulo.p.henrique.18

    http://beijonopapaienamamae.blogspot.com/


    O 'Beijo no Papai e na Mamãe...' no Facebook:

    https://www.facebook.com/groups/beijonopapaienamamae/


    Vem aí, aguardem!

    http://www.beijonopapaienamamae.com.br

    • Compartilhe 


    Eu Vou Passar® - Copyright 2010. Todos os direitos reservados.

    Eu Vou Passar Comércio de Livros e Materiais Didáticos e Serviços Educacionais Ltda
    Av. Lins Petit, 320 - Salas 403/404 - Boa Vista - Recife - PE - CEP 50.070-230
    CNPJ: 11.292.078/0001-43