Página Inicial > Artigos > Ana Paula

» Artigos

  • Compartilhe 
  • Ana Paula
  • Demonstração do resultado abrangente (DRA).

    30/07/2012
    Colegas, hoje explorarei, com toda humildade, um assunto da profa. Germana. Por quê?

    É que, como no setor público, pós EC 19, o paradigma é o setor privado, não duvido que esse demonstrativo seja incorporado às demonstrações do setor governamental via portarias da Secretaria do Tesouro Nacional.

    Por questão de prudência, então, segue a minha contribuição.

    1) Paradigma: FASB (Financial Accounting Standards Board).

    2) Resultados abrangentes = comprehensive income: alteração no patrimônio líquido de uma sociedade, durante um período, decorrente de transações e outros eventos e circunstâncias não originadas dos sócios. Conclusão: inclui todas as mudanças no patrimônio líquido no período, exceto as resultantes de investimentos dos sócios e distribuições aos sócios.

    Em síntese: resultado abrangente = resultado do exercício + ganhos (-) perdas decorrentes da DMPL ===> resultado abrangente = resultado do exercício + outros resultados abrangentes.

    Exemplos de resultados abrangentes: reservas de reavaliação; ajustes de avaliação patrimonial; ajustes de conversão do período e acumulados; tributos sobre ajustes de conversão do período.

    IMPORTANTE: os ajustes de avaliação patrimonial integram o patrimônio líquido como outros resultados abrangentes e incluem os ajustes de instrumentos financeiros.

    3) Aplicação em concurso: (FGV-Contador-Codesp-2010): ?Em 1° de dezembro de 2009, a Cia Uruguai adquiriu um título de dívida da Cia Jota no valor de R$ 1.000.000. A intenção da Cia. Uruguai na data era somente vender o investimento quando o valor de mercado do título valorizasse 100%. No dia 31 de dezembro de 2009, o valor de mercado do título era 1.010.000. Qual deve ser o tratamento contábil da Cia. Uruguai nesta data?? Reposta que o examinador elegeu como correta: ?(A) Reconhecer o acréscimo de R$ 10.000 no patrimônio Líquido como Outros Resultados Abrangentes?.

    4) Fundamento: Resolução CFC 1.185/2009 + CPC 26. Obs.: não está prescrita pela Lei 6.404/1976. Razão de ser do CPC 26 ===> convergência às normas internacionais.

    5) Em termos práticos: visa a apresentar os ajustes efetuados no patrimônio líquido como se fosse um lucro da entidade. Ex.: a conta ajuste de avaliação patrimonial ===> registra as modificações de ativos e passivos a valor justo. Pelo princípio da competência, não ingressam na demonstração do resultado do exercício. Contudo, integram o resultado abrangente, com o propósito de apresentar o resultado mais próximo da realidade econômica da azienda.

    6) A apresentação do resultado abrangente deve ser feita apartada da demonstração do resultado do exercício. Pode ser apresentada nas mutações do patrimônio líquido:

    a) líquida dos efeitos tributários;

    b) antes dos efeitos tributários, sendo apresentado, em montante único, o efeito tributário total relativo a esses componentes.

    Até semana que vem,

    Ana Paula.

    anapaula@euvoupassar.com.br




    • Compartilhe 


    Eu Vou Passar® - Copyright 2010. Todos os direitos reservados.

    Eu Vou Passar Comércio de Livros e Materiais Didáticos e Serviços Educacionais Ltda
    Av. Lins Petit, 320 - Salas 403/404 - Boa Vista - Recife - PE - CEP 50.070-230
    CNPJ: 11.292.078/0001-43